Embrapa Uva e Vinho Embrapa Uva e Vinho

Acesse também

Acesso à Informação
Seleção de Chefe Geral
Sistemas de produção Agência de Informação Embrapa
Sistemas de produção Sistemas de Produção
Informação para criação e cultivo
Produtos e Serviços Catálogo de Produtos e Serviços
Memória Embrapa Memória Embrapa
A história da Embrapa
Proeta Proeta
Incubação de agronegócios
ISTW International Symposium on Tropical Wines
Vitibrasil Vitibrasil
Dados da Vitivinicultura
Cadviti Cadviti
Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul
Uvas do Brasil Arranjo
Uvas do Brasil
Embrapa Uva e Vinho
Página Inicial Fale conosco Embrapa Sede Ouvidoria
Buscar

Espumante Moscatel - o sabor certo para sua sobremesa

Mauro Celso Zanus

Para acompanhar sobremesas, uma boa idéia é servir um Espumante Moscatel. Este vinho é um espumante natural, com excelentes características para acompanhar frutas, especialmente morangos frescos, pêssegos, mousse de maracujá, sorvetes, biscoitos tipo wafers e amêndoas secas. O desprendimento constante das pequenas borbulhas atribui uma vivacidade a esta bebida, que a faz combinar com ambientes festivos e alegres. Os Espumantes Moscatéis são aromáticos e apresentam uma agradável doçura, a qual é harmonizada com a acidez natural das uvas.

A elaboração desta bebida é feita em diversas etapas. Após obter um mosto límpido e de qualidade, à partir de uvas moscatéis (Moscato Branco, principalmente), bem maduras, tem-se que refrigerá-lo, imediatamente, a 0 ou -1 °C, para evitar que se inicie a fermentação. Posteriormente, em tanques de aço inoxidável de paredes espessas (autoclaves), que permitem aprisionar o gás carbônico a altas pressões, adicionam-se as leveduras (fermentos) para dar início à fermentação alcoólica. A fermentação ocorre sob baixas temperaturas (cerca de 10 °C) e, inicialmente, sem aprisionamento do gás carbônico, o qual provém da quebra biológica do açúcar. Mais adiante, as válvulas são fechadas até obter-se cerca de 5 atmosferas de pressão e 7 a 9% de álcool. Neste ponto, a fermentação é interrompida através da redução brusca da temperatura (até 0 °C) e da filtração esterilizante - restando cerca de 65 a 75 gramas de açúcar - natural do mosto - que irá atribuir a doçura ao espumante. A seguir, em condições controladas de pressão, é feito o engarrafamento e, na seqüência, a rotulagem.

Devido a sua doçura e ao aroma intenso, o Espumante Moscatel deve ser servido bem fresco, cerca de 4 a 6 °C. As taças devem ser longas, tipo tulipa, para reter melhor o gás carbônico e observar o movimento ascendente das pequenas borbulhas, a partir da base da taça. Na superfície do líquido, como consequência, observa-se a formação de um elegante colar de espuma branca. A coloração é amarelo-esverdeada, de pouca intensidade. A fragrância se percebe espontaneamente, sem que seja necessário agitar o copo, pois o estourar audível das pequenas borbulhas facilita o movimento das moléculas voláteis de aroma até o senso olfativo. O aroma moscatel é intenso, inconfundível e agradável. É frequente encontrar notas que lembram flores de acácia, bergamota ou laranjeira, mel selvagem, abacaxi, amoras brancas, pêras maduras, pêssego e algumas ervas aromáticas de quintal. Na boca, percebe-se, de imediato, uma sensação agradável de doçura, logo equilibrada por uma delicada acidez proveniente da uva e do gás carbônico. O sabor tem uma certa cremosidade; é delicado e persiste por longo tempo.

O Espumante Moscatel mais conhecido no mundo é o Asti Spumante, que é regulamentado por uma DOCG - Denominazione di Origine Controllata e Garantita - da região de Piemonte, na Itália. No Brasil, elaboram-se alguns excelentes Moscatéis Espumantes, de similar qualidade e, às vezes, até superior. As condições climáticas e o solo da Serra Gaúcha favorecem a produção da acidez das uvas, a qual é essencial para balancear a doçura deste espumante. Além disso, os enólogos brasileiros já se tornaram especialistas na elaboração desta importante bebida.

Copyright © Embrapa Uva e Vinho. Todos os direitos reservados.
Mais informações: cnpuv.sac@embrapa.br
Última modificação: 2014-04-24
Rua Livramento 515, Caixa Postal 130
95700-000 Bento Gonçalves, RS - Brasil
Fone: (54) 3455-8000 - Fax: (54) 3451-2792