Míldio (Plasmopara viticola)

Sintomas

Nas folhas, os primeiros sintomas são manchas de coloração verde-clara de aspecto oleoso (manchas de óleo). Na face inferior das folhas, nos ramos e nas bagas surgem uma eflorescência branca (mofo branco), sob alta umidade. As manchas tornam-se necrosadas, causando a queda da folha. Na inflorescência, a doença causa deformação da mesma, deixando-a com aspecto de gancho. Quando o ataque ocorre na fase de floração, as inflorescências secam e caem. Nas bagas mais desenvolvidas tornam-se escuras e endurecidas, com depressões na superfície, destacando-se facilmente do cacho.

Monitoramento

Monitorar semanalmente a doença do início da brotação até o início o início da maturação da uva, com principal atenção para o período de florescimento.

Controle

As cultivares viníferas são mais suscetíveis a doença do que as cvs. americanas (Bordô e Concord) e híbridas. Nas regiões subtropicais, iniciar as aplicações no aparecimento dos primeiros sintomas (manchas de óleo), ou no estádio 09 (duas a três folhas separadas) e repetir sempre que houver condições favoráveis. Para as regiões tropicais recomenda-se realizar pulverizações preventivas durante os estádios de maior suscetibilidade. Utilizar fungicidas sistêmicos / contato e /ou fosfito até o estádio de grão "ervilha", com especial atenção para o período de florescimento. Após este estádio podem ser empregados os fungicidas cúpricos. Evitar o plantio em baixadas e em solos mal drenados. Evitar excesso de adubos nitrogenados. Utilizar espaçamento e poda adequados para melhor arejamento da planta.

Informações adicionais

Imagens

Mofo branco por baixo da folha, causado por Míldio Mofo branco por baixo da folha, causado por Míldio Mofo branco por baixo da folha, causado por Míldio Mofo branco por baixo da folha Mofo branco por baixo da folha Folhas com manchas verde-claras, de aspecto oleoso, causadas por Míldio Folhas com manchas verde-claras, de aspecto oleoso Folhas com manchas verde-claras, de aspecto oleoso Folhas com manchas secas, marrom-claras e avermelhadas, causadas por Míldio Folhas com manchas secas, marrom-claras e avermelhadas, causadas por Míldio Folhas com manchas secas, marrons Inflorescências deformadas em forma de gancho e cobertas por mofo branco Bagas ainda verdes caem com facilidade, devido a Míldio Bagas ainda verdes caem com facilidade, devido a Míldio Mofo branco nas bagas Bagas de cor pardo-escura (marrom), devido a Míldio Bagas de cor pardo-escura (marrom) Bagas de cor pardo-escura (marrom), devido a Míldio Bagas jovens murchas, secas e escuras, devido a Míldio Bagas jovens murchas, secas e escuras, devido a Míldio Bagas jovens murchas, secas e escuras, devido a Míldio Bagas caem com facilidade Ramos marrom-escuros com aspecto escaldado, principalmente nos nós