Deficiência de cálcio (Ca)

Sintomas

Baixas concentrações de cálcio na planta, principalmente nos frutos, são conhecidas por estarem relacionadas a distúrbios fisiológicos como o "bitter pit". Os sintomas se manifestam através de manchas circulares, deprimidas, escuras de 3 a 6 mm de diâmetro, que penetram na polpa. O tecido abaixo da mancha é seco e corticento. É mais abundante entre as regiões do cálice e equatorial do fruto, aparecendo durante o primeiro mês de armazenamento. Em casos severos pode aparecer na colheita. A deficiência de cálcio não é caracterizada por sintomas visíveis nas folhas.

Prevenção, controle e manejo

Baixas concentrações de cálcio nas frutas são, principalmente, resultantes da ação de fatores ambientais e culturais, embora os teores de cálcio, no solo, possam influenciar. Por outro lado, altos teores de potássio e de magnésio oriundos de adubações desequilibradas com esses nutrientes também podem causar "bitter pit", tanto direta como indiretamente, já que podem induzir os baixos teores de cálcio na planta. Pode-se detectar a deficiência de cálcio através da análise foliar ou de frutos, a qual permite diagnosticar o desequilíbrio nutricional durante a fase de crescimento e, próximo à colheita, permitir a tomada de decisão para a correção do problema. Para a análise foliar da macieira, utilizar a metodologia descrita na página 46. Para a análise de frutos de macieira, a amostra deve conter 30 frutos oriundos da altura média e dos diferentes lados da planta. Para que o resultado retorne do laboratório em tempo hábil para a tomada de decisão quanto ao destino da produção, a amostragem deve ser realizada 15 a 20 dias antes da colheita. A prevenção pode ser feita através de 5 a 12 pulverizações em intervalos de 15 dias, visando suprir cálcio ao fruto, iniciando no estádio J (frutos com tamanho de uma azeitona) e utilizando cloreto de cálcio (CaCl2.2H2O) a 0,6%. Concentrações de 0,3% a 0,4% de cloreto de cálcio nas primeiras pulverizações diminuem o risco de indução de "russeting" pelo produto.

Informações adicionais

Imagens

Frutos com manchas circulares, deprimidas, escuras de 3 a 6 mm de diâmetro, que penetram na polpa ('bitter pit'), devido à deficiência de cálcio Frutos com manchas circulares, deprimidas, escuras de 3 a 6 mm de diâmetro, que penetram na polpa ('bitter pit'), devido à deficiência de cálcio Frutos com manchas circulares, deprimidas, escuras de 3 a 6 mm de diâmetro, que penetram na polpa ('bitter pit'), devido à deficiência de cálcio