Mancha de pestalotiopsis (Pestalotiopsis longisetula)

Sintomas

As lesões nas folhas são de coloração castanho-escura e há formação de corpo de frutificação (acérvulos) no centro da lesão. O fungo pode atacar pecíolos, estolhos, sépalas, frutos, além de causar morte das mudas logo após o seu transplante.

Prevenção, controle e manejo

Medidas preventivas como uso de mudas sadias, limpeza e eliminação de folhas doentes e restos de cultura, rotação de culturas, irrigação e adubação adequada, uso de cobertura plástica ajudam na redução da doença. A adoção de túneis de cobertura plástica com irrigação localizada tem reduzido a ocorrência da doença, pois reduzem o molhamento foliar além de proteger contra o morangueiro contra chuvas. Em condições favoráveis para a ocorrência da doença, aplicar preventivamente fungicidas recomendados para o controle de outras doenças como a mancha de micosferela.

Informações adicionais

Imagens

Folhas de morangueiro com lesões arredondadas, com formação de acérvulos de Pestalotiopsis no centro Folhas de morangueiro com lesões castanho-escuras de mancha de Pestalotiopsis Folhas de morangueiro com formação de acérvulos de cor escura na lesão de mancha de Pestalotiopsis Sépalas de morangueiro escurecidas, devido a mancha de Pestalotiopsis Pedúnculo de morangueiro com lesões castanho-escuras de mancha de Pestalotiopsis Folhas de morangueiro com corpo de frutificação (acérvulos) de cor escura do fungo Pestalotiopsis Sépalas de morangueiro escurecidas, com presença de corpo de frutificação (acérvulos) de cor escura do fungo Pestalotiopsis na lesão