Vermelhão

Sintomas

O vermelhão é uma doença que apresenta como sintomas o pouco desenvolvimento das plantas, com folhas mais velhas avermelhadas (daí o nome "vermelhão"), e raízes escurecidas, pouco desenvolvidas. Em algumas plantas, raízes novas contrastam com as raízes já atacadas, escuras. Às vezes, as plantas sobrevivem e voltam a produzir, mas outras apresentam pouco desenvolvimento e morrem.

Prevenção, controle e manejo

Vários patógenos, entre eles, fungos de solo, nematoides e vírus podem causar o vermelhão. Além deles, isso, fatores abióticos como estresse hídrico, desequilíbrio nutricional (excesso ou deficiência) e também danos de insetos de solo, entre outros, podem estar envolvidos ou associados aos fitopatógenos, intensificando os danos da doença. O mais comum é o vermelhão causado por patógenos de solo, que causam danos no sistema vascular, rizoma ou raiz. O vermelhão causado por vírus é mais importante em viveiros, onde ocorre a transmissão pela mosca-branca, contaminando as mudas que irão para o campo. Nesse caso, é importante evitar a aquisição de mudas de viveiros com suspeita de contaminação de vírus. De qualquer maneira, para que a medida correta de manejo da doença seja adotada, é necessário saber qual o fator que está causando o problema.

Informações adicionais

Imagens

Plantas de morangueiro cultivadas em sistema semi-hidropônico com sintomas de avermelhamento das folhas mais velhas Planta de morangueiro subdesenvolvida e com sintomas de avermelhamento das folhas, entre outras plantas normais Plantas de morangueiro subdesenvolvidas e com sintomas de avermelhamento das folhas Planta de morangueiro subdesenvolvida e com sintomas de avermelhamento das folhas Planta de morangueiro subdesenvolvida e com sintomas de avermelhamento das folhas Planta de morangueiro subdesenvolvida e com sintomas de avermelhamento das folhas Sistema radicular de planta de morangueiro subdesenvolvida e com sintomas de avermelhamento das folhas, apresentando necrose nas raízes