Fitotoxicidade por agrotóxicos

Sintomas

A fitotoxicidade por diferentes agrotóxicos podem causar sintomas que podem ser confundidos com algumas doenças que ocorrem no pessegueiro, mas pode ser diferenciado pela sua rapidez e certa uniformidade que ocorre nas plantas no pomar. Um dos sintomas bem comuns em pessegueiro é o fato das folhas ficarem perfuradas, lembrando sintomas que ocorre em doenças com a bacteriose, chumbinho e ferrugem. Em geral, nos locais em que houve deposição em excesso do agrotóxico ou este for danoso às folhas de pessegueiro, forma-se uma lesão logo em seguida é abortada, lembrando uma reação de hipersensibilidade. O formato da lesão é mais arredondado, não obedecendo muito a delimitação das nervuras, como acontece em algumas doenças causadas por fitopatógenos. Também pode ocorrer intensa queda de folhas nas plantas, principalmente quando o produto atinge a região de inserção do pecíolo da folha ao ramo. Em frutos, formam-se manchas arredondadas, que podem resultar em manchas necróticas ou causar descoloração da cor da casca.

Para diferenciar sintomas de fitotoxicidade de doenças bióticas em pessegueiro, deve-se verificar o período que antecedeu o dano e analisar se as condições ambientais estavam favoráveis para a ocorrência da doença. Como o aumento dos sintomas de doenças causadas por fitopatógenos são progressivos, espacialmente e temporalmente, é possível diferenciá-los dos danos por fitotoxicidade de agrotóxicos, que surgem repentinamente e apresentam um padrão de distribuição mais uniforme nas plantas e no pomar.

Prevenção, controle e manejo

Vários produtos químicos (fitossanitários, adubos foliares, etc.) podem ser fitotóxicos ao pessegueiro. Portanto, para que não ocorra o problema, é importante verificar a dosagem recomendada, frequência e horário de aplicação, compatibilidade de algumas misturas de tanque, necessidade e dose de adjuvantes (espalhante adesivo), dentre outros cuidados. As folhas de pessegueiro são muito sensíveis aos produtos à base de cobre. Quanto maior for a dose e mais solúvel for a formulação de cobre, mais danos ocorrerão. Tem-se visto alguns casos de fitotoxicidade quando se misturam fungicidas de ação sistêmica com fungicidas de ação protetora ou erradicante, com adição de adjuvantes. Muito cuidado deve ser tomado quando se faz alguma mistura de agroquímicos, pois mesmo que não causem problemas individualmente, a mistura poderá causar algum efeito fitotóxico nas plantas. Nesse caso, quando ainda não se tem a informação se a mistura é adequada, recomenda-se fazer um teste prévio em alguns ramos ou plantas antes de aplicar no pomar todo.

Informações adicionais

Imagens

Manchas secas e amareladas em folhas e pontas dos ramos secas, por fitotoxicidade de mistura inadequada de agrotóxicos Lesões secas ou avermelhadas em folha de pessegueiro, causadas por fitotoxicidade de mistura inadequada de agrotóxicos Evolução de lesões em folhas causadas por fitotoxicidade, 3, 6 e 9 dias após aplicação de mistura de fungicida (difenoconazol), desinfetante (hipoclorito de cálcio) e espalhante adesivo (polioxietileno alquilfenol éter) Lesões pontuais secas ou avermelhadas em folhas de pessegueiro, causadas por fitotoxicidade de agrotóxicos Lesões pontuais secas ou avermelhadas de tamanho variado em folhas de pessegueiro, algumas se desprendendo deixando furos, causadas por fitotoxicidade de agrotóxicos Lesões secas ou avermelhadas em folhas de pessegueiro, causadas por fitotoxicidade de mistura de produtos Manchas despigmentadas em frutos causadas por fitotoxicidade de agrotóxicos Manchas em fruto causadas por fitotoxicidade de agrotóxicos Manchas em folhas e frutos causadas por fitotoxicidade de agrotóxicos Lesões na folha causadas por fitotoxicidade por Score + Frexus AV Lesões na folha com necrose e desprendimento do limbo, deixando furos, causadas por fitotoxicidade por Score + Frexus AV Lesões na folha com necrose e desprendimento do limbo, deixando furos, causadas por fitotoxicidade por Score + Frexus AV Clorose e lesões nas folhas por fitotoxicidade por Score + Frexus AV