Crespeira (Taphrina deformans)

Sintomas

Os sintomas nas folhas aparecem entre o final do inverno e início da primavera, quando folhas novas apresentam engrossamento e hipertrofia, resultando em deformação do limbo foliar. Na superfície encrespada surge uma cobertura branca de esporos. Ataques precoces originam folhas pequenas, enquanto no ataque tardio o enrugamento da folha é parcial e o tecido torna-se avermelhado. Depois pode ocorrer a queda das folhas com esses sintomas, causando o desfolhamento precoce da planta.

Prevenção, controle e manejo

O tratamento de inverno com calda sulfocálcica ou fungicidas a base de cobre ajuda na eliminação ou redução de inoculo primário no início da nova safra. Aplicar fungicidas na fase de inchamento de gemas para impedir a infecção do fungo em pomares com histórico frequente da doença ou quando há condições de alta umidade que favorecem a sua ocorrência. Aplicações de fungicidas após o aparecimento dos sintomas da crespeira são ineficazes.

Informações adicionais

Imagens

Folhas com engrossamento e hipertrofia, causando deformação no limbo, devido a crespeira Folhas com lesões enrugadas e avermelhadas, causadas por crespeira Folhas com lesões enrugadas e avermelhadas, causadas por crespeira Folhas com lesões enrugadas e avermelhadas, causadas por crespeira Folhas com enrugamento e intumescimento severo do limbo foliar, devido a crespeira Folha com lesões enrugadas e avermelhadas, causadas por crespeira