Deficiência de nitrogênio (N)

Sintomas

O nitrogênio é um elemento crítico para a vida vegetal, uma vez que é encontrado em muitos compostos importantes, incluindo aminoácidos, proteínas, enzimas, ácidos nucleicos (componente do DNA) e clorofila. Por fazer parte da molécula de clorofila, o sintoma que melhor caracteriza a falta de N é o amarelecimento das folhas. Em razão da grande mobilidade do nitrogênio na planta, o que faz que ele se transloque das folhas mais velhas para as mais novas, os primeiros sinais de carência são notados nas folhas mais velhas, localizadas mais próximas à base dos ramos. Nesse estádio, o sintoma corresponde a um amarelecimento das folhas basais. Se as limitações no suprimento persistirem, a coloração amarela aumenta gradativamente, progredindo para as folhas da extremidade dos ramos, enquanto as nervuras e o pecíolo tingem-se de pigmentos vermelhos. Se a deficiência persistir, os ramos apresentar-se-ão curtos e rijos, com casca vermelho-parda. Finalmente, ocorre uma gradual abscisão das folhas da base para a extremidade dos ramos. Os frutos são pequenos, mais coloridos e maturam mais cedo.

Prevenção, controle e manejo

Para evitar a deficiência de nitrogênio, anualmente devem ser realizadas adubações para repor ao solo as quantidades de nutrientes exportadas do solo pelo pessegueiro, acrescidas das perdas que naturalmente ocorrem, principalmente por lixiviação. As aplicações devem ser feitas preferencialmente durante o período de maior desenvolvimento e necessidade das plantas, bem como após a colheita. A dose de N deve ser parcelada em 3 vezes, sendo aplicado 50% da dose no início da floração, 25% após o raleio dos frutos e 25% após a colheita. Após a adubação da fase de raleio, devem-se adotar práticas para o arejamento interno da copa, principalmente via poda verde, permitindo o controle mais eficiente de doenças como as podridões de fruto. Em anos de baixa produção ou em plantas com vigor excessivo, não há necessidade de aplicação de N após a colheita.

Informações adicionais

Imagens

Ramo do ano com cores arroxeadas, decorrente da deficiência de nitrogênio Muda de pessegueiro com amarelecimento generalizado, em decorrência da deficiência de nitrogênio Plantas de pessegueiro com amarelecimento generalizado e queda de folhas em decorrência da deficiência de nitrogênio Plantas de pessegueiro com amarelecimento generalizado e queda de folhas em decorrência da deficiência de nitrogênio Folhas mais velhas amareladas devido a deficiência de nitrogênio Folha de pessegueiro totalmente amarelada em decorrência da deficiência drástica de nitrogênio Pessegueiro cultivar esmeralda com baixo vigor e frutos com maturação antecipada em decorrência da deficiência de nitrogênio