Feltro ou camurça (Septobasidium spp.)

Sintomas

Feltro ou camurça é causada por um fungo do gênero Septobasidium, que é parasita de cochonilha-branca (Pseudaulacaspis pentagona). O fungo que mantém uma relação simbiótica com a cochonilha, protegendo-a contra os inimigos naturais e, em troca, recebe dela os nutrientes para a sua sobrevivência A ocorrência de feltro é mais severa em pomares de pessegueiros com ataque intenso de cochonilha. O fungo cresce nos ramos onde há presença de cochonilhas, formando uma estrutura sobre as colônias de cochonilhas, que lembram feltro ou camurça, que com o tempo pode apresentar rachaduras. A coloração dessa estrutura pode ser acinzentada, cinza, cinza com margem clara, amarronzada ou parda. Ataques severos de feltro podem levar a morte de ramos, já que dificulta o controle das cochonilhas, que suga a seiva dos ramos, podendo causar sua morte.

Prevenção, controle e manejo

Como o fungo que forma o feltro é parasita da cochonilha, um bom controle dessa praga seria suficiente para impedir o seu estabelecimento no pomar. Portanto, um bom manejo fitossanitário das principais pragas e doenças do pessegueiro resolveria o problema. Pode-se realizar poda de limpeza para retirar os ramos muito afetados pelo feltro. Tratamento de inverno (calda sulfocálcica ou fungicidas cúpricos), pulverizando e cobrindo bem as partes, pode auxiliar no controle do feltro. Entretanto, a medida mais efetiva é fazer um bom manejo integrado para o controle das cochonilhas que atacam o pessegueiro.

Informações adicionais

Imagens

Crescimento de feltro em ramos de pessegueiro Crescimento de feltro em ramos de pessegueiro Crescimento de feltro em ramos de pessegueiro Crescimento de feltro em ramos de pessegueiro, com rachaduras na camada do feltro na parte mais antiga Presença de cochonilha (seta azul) debaixo da camada de feltro