Ferrugem (Tranzschelia discolor)

Sintomas

Os sintomas começam a se desenvolver como manchas verde-amareladas em ambas as faces da folha. As lesões são irregulares, com formato angular, e tornam-se amareladas após o estabelecimento do patógeno. Quando evoluem, formam pústulas na face inferior da folha, que são as urédias, contendo os urediniósporos. Planta afetada severamente pela doença sofre desfolha precoce. Isso é muito comum após a colheita, pois em geral, a aplicação de fungicidas é bem menos intensa ou não é realizada. Eventualmente ou em condições muito favoráveis, pode haver sintomas em ramos e frutos.

Prevenção, controle e manejo

A aplicação de fungicidas é a forma de controle mais utilizada, uma vez que não há cultivares comerciais com resistência adequada à doença. A aplicação de fungicidas a cada 15 dias no verão é essencial para o controle da doença. Os fungicidas recomendados são os triazóis, estrobirulinas e os ditiocarbamatos, sendo que deve se fazer a alternância dos dois primeiros como o último para evitar o surgimento de fungos resistentes aos fungicidas. A adubação nitrogenada deve ser feita de forma parcelada, pois o excesso de nitrogênio favorece a ocorrência da doença.

Informações adicionais

Imagens

Folhas com pequenas manchas amarelas causadas por ferrugem Face superior da folha com lesões amareladas e irregulares, causadas por ferrugem Face inferior da folha com esporos marrons de ferrugem no meio de manchas amarelas Face inferior da folha com esporos marrons de ferrugem no meio de manchas amarelas Face superior da folha, vista com lupa, com lesões amareladas, irregulares, muitas vezes com formato angular, causadas por ferrugem Face inferior da folha, visto com lupa, com esporos marrons de ferrugem no meio de manchas amarelas