Geada ou congelamento

Sintomas

Frutos afetados pela geada (congelamento) apresentam manchas bronzeadas e ficam deformados. Quando realizamos o corte para ver a parte interna, há necrose da amêndoa (semente) e da região onde se forma o caroço.

Prevenção, controle e manejo

Escolher áreas ou regiões com menor risco de geadas. Evitar o plantio em locais muito sujeitos a geadas como baixadas que podem acumular ar frio. Quando houver risco de geada no pomar pode-se adotar duas técnicas: a) uso de irrigação por aspersão para evitar queda de temperatura até o nível letal, iniciando o uso de água algumas horas antes da ocorrência da geada; b) uso da nebulização (queima de serragem com salitre do Chile ou maquinas termonebulizadoras) para evitar radiação de calor do solo, da planta e do ar próximo para o espaço sideral.

Informações adicionais

Imagens

Bronzeamento e leve deformação do fruto, causados por dano de geada Bronzeamento na região do pedúnculo do fruto, que se desprende com facilidade dos ramos, causado por dano de geada Corte do fruto mostrando a necrose interna na região do caroço e da amêndoa, causado por dano de geada Frutos com bronzeamento e danificação interna, causados por danos pela geada Deformação de frutos causada pela geada Deformação e alteração da cor dos frutos, causados por geada Deformação e alteração da cor dos frutos, causados por geada Danos internos na amêndoa e região do caroço, causados por geada Danos internos na amêndoa e região do caroço, causados por geada Danos internos na amêndoa e região do caroço, causados por geada Danos internos na amêndoa e região do caroço, causados por geada