Seca (déficit hídrico)

Sintomas

Os sintomas devido ao estresse hídrico causados pela seca ocorrem frequentemente em reboleiras, em pomares instalados em locais com manchas de solos com diferentes capacidades de retenção de água. Além da murcha das folhas na planta, pode ocorrer deficiência nutricional, principalmente de nitrogênio, que causa o amarelecimento das folhas. Plantas que estão em locais com mais problemas de déficit hídrico são menos vigorosas e sofrem amarelecimento das folhas, que caem mais cedo depois da colheita. Quando há falta de água na fase de produção de frutos, os frutos ficam com tamanho menor, principalmente se a seca ocorrer na fase de enchimento, pois a demanda hídrica nesse período é muito alta.

Prevenção, controle e manejo

A disponibilidade de água para o pessegueiro é muito importante nas fases de inchamento de frutos e de acúmulo de reservas depois da colheita. A maior absorção de água proporciona melhor aproveitamento dos nutrientes presentes no solo. Portanto, a escolha da área adequada para o plantio é a primeira medida a ser adotada. Outras medidas são as práticas que melhoram a conservação de água no solo, como o cultivo em curva de nível, a adição de matéria orgânica, a construção de camalhões, o preparo mais profundo do solo, o uso de quebra-ventos e cobertura morta, e o controle eficiente de invasoras. Para complementar, caso haja equipamento de irrigação e disponibilidade de água, deve-se fazer a irrigação do pomar quando houver necessidade, mesmo depois da colheita, para manter o desenvolvimento adequado e reduzir possíveis estresses às plantas. No verão, depois da colheita, é importante que a planta consiga reter as folhas por mais tempo, pois a planta estará acumulando reserva para a próxima safra. Para isso, é importante que a água esteja disponível no solo adequadamente.

Informações adicionais

Imagens

Plantas de pessegueiro com murcha e clorose de folhas devido ao estresse de seca Plantas de pessegueiro com murcha de folhas devido ao estresse de seca Murcha e clorose das folhas de pessegueiro e frutos de menor tamanho devido ao estresse de seca Amarelecimento mais acentuado das folhas de pessegueiro devido ao estresse de seca Plantas de pessegueiro normais, sem estresse de seca Vista aérea de pomar de pessegueiro mostrando manchas com plantas plantas amareladas e com menos folhas, afetadas pelo estresse de seca Vista aérea de pomar de pessegueiro mostrando manchas com plantas plantas amareladas e com menos folhas, afetadas pelo estresse de seca Vista aérea de pomar de pessegueiro mostrando manchas com plantas plantas amareladas e com menos folhas (com folhas caídas no chão), afetadas pelo estresse de seca Vista aérea de pomar de pessegueiro mostrando manchas com plantas plantas amareladas e com menos folhas, afetadas pelo estresse de seca Vista aérea de pomar de pessegueiro mostrando manchas com plantas plantas amareladas e com menos folhas, afetadas pelo estresse de seca