Ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus)

Descrição

É uma praga polífaga e cosmopolita de tamanho reduzido, machos e fêmeas medem aproximadamente 0,17 e 0,14 mm de comprimento, respectivamente, dificilmente visualizados a olho nu. O ácaro e ovos, isoladamente depositados, são encontrados na parte inferior da folha, onde ficam protegidos da luz, preferencialmente nas folhas mais novas do ponteiro. Não tece teia.

Sintomas

Em virtude de seu ataque ocorre encurtamento dos ramos da videira, resultado da alimentação contínua das folhas novas, fazendo com que a planta emita novas brotações ocasionando o não crescimento dos ramos. O ácaro se alimenta raspando a epiderme das folhas que adquire uma tonalidade verde brilhante e bronzeada, com encarquilhamento e margens dobradas ou enroladas para baixo. Em infestações elevadas, as folhas ficam coriáceas e quebradiças podendo ocorrer a queda das mesmas.

Monitoramento

Monitorar semanalmente do início da brotação até o fim da floração a presença do ácaro-branco em uma folha apical por ramo, em três ramos por planta, nas posições apical, mediana e basal. Amostrar 10 plantas em vinhedos de até 1 ha e 20 plantas até 5 ha. Utilizar uma lupa de bolso com aumento de 10 vezes.

Nível de controle

Tratar com acaricidas quando encontrar 20% de folhas com a presença do ácaro-branco até o início da floração.

Controle

Em baixas infestações, pode ser empregado o enxofre, direcionando o tratamento às brotações novas, entretanto o uso do enxofre pode causar fitotoxicidade em cultivares americanas. Em situações de elevada infestação, o controle deve ser realizado com acaricidas específicos. Evitar a aplicação de inseticidas piretroides que afetam negativamente a fauna benéfica presente nos vinhedos; evitar empregar adubação nitrogenada em excesso; realizar o desponte de ramos e aplicar acaricidas quando o nível de controle for atingido rotacionando grupos químicos.

Informações adicionais

Imagens

Ácaro-branco, transparente e muito pequeno (0,15 mm), visível com lupa, na parte inferior das folhas novas, protegido da luz Folhas novas e ponta dos ramos pouco desenvolvidos, com entrenós curtos, devido a ataque de ácaro-branco Folhas novas e ponta dos ramos pouco desenvolvidos, com entrenós curtos, devido a ataque de ácaro-branco Folhas novas pouco desenvolvidas e ramo com crescimento reduzido Esquema para amostragem de ácaros em videira