Ácaro-da-ferrugem-da-videira (Calepitrimerus vitis)

Descrição

Mede cerca de 0,15 x 0,04 mm (comprimento x largura). De coloração marrom clara, apresenta corpo vermiforme e dois pares de pernas. Devido ao tamanho reduzido, a identificação da espécie no campo torna-se difícil, sendo possível somente com auxílio de lupa (aumento de 40 vezes).

Sintomas

A injúria causada por este ácaro na cultura da videira é denominada acarinose. Causa deformações nas folhas novas e alterações na coloração das mais velhas, quando vistas em contra luz apresentam inúmeros pontos brancos, que correspondem as lesões causadas pelo ácaro, levando posteriormente ao bronzeamento, necrose e queda prematura das folhas. Ocorre também atraso no desenvolvimento dos ramos. Com relação aos danos, em altas infestações, o ácaro pode causar a morte das gemas, atraso na brotação, morte dos brotos, abortamento de flores, maturação irregular das bagas, bronzeamento e queda das folhas.

Monitoramento

O monitoramento deve ser realizado de forma direcionada nos vinhedos, com base no histórico de ocorrência do ácaro. Durante o inverno, examinar próximo a brotação a presença das fêmeas hibernantes nas gemas. Durante o desenvolvimento vegetativo da cultura, avaliar a presença do ácaro em uma folha mediana de três ramos por planta (ramo basal, mediano e apical). Amostrar 10 plantas em vinhedos de até 1 ha e 20 plantas em áreas de até 5 ha. As amostragens devem ser realizadas com lupa de no mínimo 20x.

Nível de controle

Presença de 3 fêmeas ou mais por gema amostrada durante o inverno. No período vegetativo, 20% das folhas amostradas com 30 ou mais ácaros por folha.

Controle

Preservar os ácaros predadores nos vinhedos com destaque para Pronematus anconai (Lolinidae) e Neoseiulus californicus (Phytoseiidae). Eliminar os restos de poda, visando reduzir os focos iniciais de infestação no vinhedo. Usar material propagativo proveniente de vinhedos não infestados. Usar enxofre quando for observada a migração dos ácaros das gemas para as folhas. Aplicar acaricidas quando o nível de controle for atingido. É importante ressaltar que o ataque dos ácaros normalmente ocorre em focos no vinhedo, assim a pulverização pode ser direcionada apenas para os focos de infestação.

Informações adicionais