Cancro-bacteriano (Xanthomonas campestris pv. viticola)

Sintomas

Inicialmente observam-se nas folhas pequenas manchas angulares escuras (1 a 2 mm de diâmetro), circundadas ou não por um halo amarelado. Essas manchas quando coalescem, causam crestamento e morte de parte do limbo foliar. Essas manchas podem surgir também nas nervuras e no pecíolo. Nos ramos ocorre a formação de cancros, pequenas rachaduras longitudinais, que com o desenvolvimento da doença, gradualmente se alargam, expondo os tecidos internos. Também pode ocorrer sintomas na inflorescência causando a sua necrose ou cancros na ráquis e bagas.

Prevenção e controle

Na região de ocorrência do cancro-bacteriano, algumas medidas têm sido empregadas para o manejo da doença, visando minimizar os problemas causados pela bactéria e considerando-se que não há medidas eficazes de controle. Realizar poda de ramos infectados ou poda drástica durante o período seco. Eliminar plantas altamente suscetíveis. Desinfestar tesouras e canivetes. Queimar os restos culturais infectados. Utilizar material vegetativo sadio. Instalar pedilúvio na entrada do vinhedo ou propriedade. Evitar o trânsito de máquinas de vinhedos contaminados para outras áreas. Pulverizar a planta com produtos à base de cobre. Evitar a irrigação sobre-copa. É proibido o transporte de material vegetativo de videira para fora da região de ocorrência da doença no Brasil (Pernambuco, Bahia e Ceará)

Informações adicionais

Imagens

Pequenas manchas escuras nas nervuras da folha, causadas por cancro-bacteriano Pequenas manchas escuras nas nervuras da folha e no pecíolo, causadas por cancro-bacteriano Ramos com manchas escuras e pequenas rachaduras longitudinais (cancros) que se alargam expondo os tecidos internos, causadas por cancro-bacteriano Folhas com lesoes e ramos com manchas escuras e pequenas rachaduras longitudinais (cancros) que se alargam expondo os tecidos internos, causadas por cancro-bacteriano Ramos com manchas escuras e pequenas rachaduras longitudinais (cancros) que se alargam expondo os tecidos internos, causadas por cancro-bacteriano Ramos com manchas escuras e pequenas rachaduras longitudinais (cancros) que se alargam expondo os tecidos internos, causadas por cancro-bacteriano Ramos e pecíolos com manchas escuras e pequenas rachaduras longitudinais (cancros) que se alargam expondo os tecidos internos, causadas por cancro-bacteriano Ráquis com rachaduras longitudinais (cancros) expondo os tecidos internos, causadas por cancro-bacteriano