Drosófila-da-asa-manchada (Drosophila suzukii)

Descrição

A mosca adulta é pequena, medindo entre 2 a 3 mm, e os olhos são vermelhos. O macho adulto apresenta uma mancha escura no ápice das asas. Também possuem uma linha de cerdas (pente tarsal) no primeiro par de pernas. As larvas são de coloração branco-leitosa e transparentes. É considerada uma das principais pragas de frutos de tegumento frágil, e em videiras a preferência está relacionada à variedade e ao teor de açúcar.

Danos

Os danos iniciais são causados pelas fêmeas, que perfuram a fruta para oviposição, e, posteriormente, pelas larvas, que se alimentam da polpa das frutas. A inserção do ovipositor pela fêmea abre portas de entrada para infestações secundárias, como fungos filamentosos, leveduras e bactérias. O ataque da praga deprecia a qualidade e diminui a vida útil do produto.

Monitoramento

É realizado geralmente através de armadilhas com isca atrativa que devem ser instaladas antes do período de maturação, duas a três por hectare. Como atrativo, a combinação vinagre de maçã e vinho tinto na proporção de 40:60 apresenta significativa captura do inseto, assim como vinagre de maçã puro.

Controle

Quando necessária a aplicação de defensivos químicos, duas aplicações pré-colheita são recomendadas, procedendo-se a rotação de grupos químicos para o manejo da resistência, uma vez que essa espécie apresenta múltiplas gerações a cada estação, aumentando o risco de linhagens resistentes.

Informações adicionais