Excesso de boro (B)

Sintomas

O excesso de boro ocorre devido à aplicação de produtos à base do micronutriente com alta concentração da calda, normalmente acima de 1%. Cultivos com excesso de boro apresentam necrose de forma irregular nas folhas. Dependendo da intensidade dos sintomas as plantas têm a safra totalmente comprometida.

Prevenção e controle

Para identificar o excesso de boro nas folhas é recomendado fazer periodicamente a de análise de folhas, que devem ser colhidas na época da plena floração. Quando a concentração de boro for maior que 65 mg/kg é indicativo de excesso de que há excesso de boro, portanto não há necessidade de usar produtos boratados. Deve-se reduzir a adubação boratada até que a análise das folhas apresente teores ente 30 a 65 mg/kg de boro. Recomenda-se que somente faça uso de adubação boratada quando a concentração de boro no solo for menor que 1,0 mg/kg.

Informações adicionais

Imagens

Folha com manchas necróticas distribuídas entre as nervuras, começando pelas bordas, devido ao excesso de boro Folha de plantas jovem com sintomas iniciais de excesso de boro, apresentando acentuada coloração mosqueada entre o verde e o amarelo, com pontos formando necroses no limbo foliar Folha de plantas jovem com sintomas acentuados de excesso de boro, apresentando necrose generalizada do limbo foliar, com nervuras mantendo coloração verde