Fusariose (Fusarium oxysporum f.sp. herbemontis)

Sintomas

Na parte aérea, no início da brotação, verifica-se uma redução no crescimento dos ramos, as folhas ficam pequenas e com necrose marginal. Pode ocorrer a morte súbita da planta no final da primavera. Nessa fase, as folhas basais murcham, tornam-se amareladas e caem. Os cachos murcham e secam, mas permanecem aderidos aos ramos. Na região dos vasos do xilema, verifica-se um escurecimento castanho-escuro em forma de faixa contínua, que pode ir desde o sistema radicular até os ramos principais, podendo atingir os ramos de ano.

Monitoramento

O monitoramento pode ser realizado durante toda a fase vegetativa da planta, identificando-se plantas com os sintomas descritos acima.

Nível de controle

Localizar os focos de infecção.

Controle

Plantar material sadio e utilização de cultivares tolerantes, como os porta-enxertos Paulsen 1103, R 99, 043-43 e a cv. Isabel de pé franco; evitar danos as raízes durante as práticas culturais; desinfetar as ferramentas após utilizá-las em áreas contaminadas; eliminar as plantas atacadas, retirando o máximo de raízes; manter isoladas as áreas de vinhedos contaminadas e controlar a erosão.

Informações adicionais

Imagens

Tronco com escurecimento marrom dos vasos do xilema, causado por Fusariose Raizes com escurecimento marrom dos vasos do xilema, causado por Fusariose Tronco com escurecimento interno marrom, causado por Fusariose Tronco com escurecimento marrom dos vasos do xilema, causado por Fusariose Tronco com escurecimento marrom dos vasos do xilema, causado por Fusariose Tronco com escurecimento marrom dos vasos do xilema, causado por Fusariose Tronco com escurecimento interno marrom, causado por Fusariose Tronco de mudas novas com escurecimento interno marrom, causado por Fusariose Tronco de mudas novas com escurecimento interno marrom, causado por Fusariose Sintoma de escurecimento dos vasos do xilema devido a Fusariose (corte transversal) Sintoma de escurecimento dos vasos do xilema devido a Fusariose (corte longitudinal) Ramos murcham e morrem, às vezes apenas num lado da planta