Mancha das folhas (Mycosphaerella personata)

Sintomas

Nas folhas aparecem manchas bem definidas, de contorno irregular e coloração inicialmente castanho-avermelhada, que mais tarde escurece. As manchas podem atingir até 2 cm de diâmetro e apresentam um halo amarelado ou verde-claro bem visível; na face oposta da folha, no tecido correspondente, ocorre uma coloração parda.

Monitoramento

A doença deve ser monitorada semanalmente nas cultivares americanas durante a fase de maturação da uva e na pós-colheita. As variedades europeias são imunes a doença.

Controle

O controle da doença pode ser realizado com a utilização de fungicidas do grupo dos triazóis, enxofre, ou mesmo produtos biológicos a base de Bacillus. Os fungicidas cúpricos não são eficientes para o controle da doença. Os tratamentos químicos pós-colheita dão uma melhor proteção à folhagem, mantendo-a por mais tempo na planta.

Informações adicionais

Imagens

Folhas maduras com manchas bem definidas, de contorno irregular, com halo amarelado-esverdeado em volta de lesões necróticas pardo-escuras e pretas, causadas por mancha das folhas Folhas maduras com manchas bem definidas, de contorno irregular, com halo amarelado-esverdeado em volta de lesões necróticas pardo-escuras e pretas, causadas por mancha das folhas Folhas maduras com manchas bem definidas, de contorno irregular, com halo amarelado-esverdeado em volta de lesões necróticas pardo-escuras e pretas, causadas por mancha das folhas Folhas maduras com manchas necróticas de contorno irregular, inicialmente avermelhadas e posteriormente pardo-escuras e pretas, com halo amarelo-esverdeado Folhas maduras com manchas necróticas de contorno irregular, inicialmente avermelhadas e posteriormente pardo-escuras e pretas, com halo amarelo-esverdeado