Couderc 13

Couderc 13

Sinonímia: Não apresenta.

Espécie: Híbrida.

Cor da Uva: Branca.

Uso: Vinho branco.

Criada na França por Georges Couderc, a "Couderc 13" foi introduzida no Rio Grande do Sul pela Estação Experimental de Caxias do Sul em 1957. Criteriosamente testada nesta instituição, foi por ela recomendada para a elaboração de vinho branco de mesa, sendo difundida comercialmente na Serra Gaúcha a partir do final da década de 1970. Apresentou rápida difusão, ganhando maior expressão nos vinhedos de Flores da Cunha. Também é cultivada na região vitivinícola de Jaguari.

Nos anos subsequentes, foi testada e recomendada pela Estação Experimental de Videira como opção para a vitivinicultura de Santa Catarina. É uma cultivar vigorosa e altamente produtiva, resistente a doenças fúngicas, muitas vezes cultivada de pé-franco. A uva, apesar de resistente às podridões do cacho, dificilmente atinge teor de açúcar superior a 14ºBrix.

A "Couderc 13" origina vinho branco de mesa pouco ácido, sutilmente aromático, apreciado por muitos consumidores como varietal. É uma boa opção para uso em cortes com vinhos mais aromáticos elaborados com cultivares labruscas.

Couderc 13